TiBrasil Titânio Ltda.

XAAB5340.gif (12609 bytes)     HOME-INDEX    XAAB1636.gif (7967 bytes)

Benvindo à Tibrasil Titânio Ltda. - A Especialista em Titânio - The Titanium Specialist - Tecnologia em Titânio ao seu inteiro dispor - The South America Leader in Titanium - A Tibrasil Titânio Ltda. é membro da ITA - International Titanium Association - Estoque Permanente de Titânio - Confecção de Equipamentos, Peças em Titânio, Serviços de Soldagem em Titânio, Serviços de Campo - Linha Completa de Componentes de Titânio - Consulte-nos! - Estamos à sua disposição! -

 

Soldagem 
 wpe51.jpg (8048 bytes) wpe47.jpg (2288 bytes)A arte de soldar titânio...

A chave para fabricações economicas.

A Tibrasil é o resultado do crescimento da equipe que originalmente estabeleceu, implementou e publicou os procedimentos e relatórios sobre as técnicas e práticas de soldar utilizadas na fabricação de equipamentos em titânio para indústria de processos químicos. A combinação da perícia da engenharia de solda da Tibrasil com soldadores qualificados conforme a norma ASME, resulta na habilidade de projetar e fabricar as mais complexas estruturas de titânio. A arte de proteger com gás inerte, realizada fora ou dentro das câmaras, ou no local de instalação da obra, é a chave para fabricação economica de titânio. A capacidade de executar este trabalho corretamente, constantemente e economicamente é indicativa da posição na Tibrasil como líder na arte de soldar titânico.

Construção no campo

O grande raspador de uma fabrica de celulose mostrado no local da obra, tem 8,23 metros de diâmetro, e foi montado na obra pela equipe da Tibrasil, experiente em solda e montagem no campo.

Técnica de Soldagem

PROCESSO TIG ( Tungsten inert gas welding process)

O titânio utiliza o processo TIG para soldagem, de uma maneira similar à empregada no aço inox. No entanto, o titânio requer um grau 100% de limpeza e o uso de proteção de gas inerte auxiliar na zona de resfriamento da solda até uma temperatura de 800.F .

O titânio em fusão reage como a maioria dos materiais: orgânicos, inorgânicos, metálicos, refratários e gases ( a menos dos inertes), fragilizando-se. Por isso mesmo, tanto a junta a ser soldada como o material de deposição devem estar totalmente livres de qualquer substância estranha durante a operação de soldagem. Da mesma forma, o próprio gas inerte ( normalmente o argônio) deve estar livre de umidade ou impurezas.

O titânio, quando quente, se oxida rapidamente e, a temperatura acima de 1200.F dissolverá oxigênio e nitrogênio da atmosfera. Isto requer que proteção secundária de gas seja utilizada na área de resfriamento de solda até uma faixa de temperatura entre 600.F a 800.F.

A contaminação do metal, a partir da absorção de gases, provoca elevada fragilização do mesmo, bem como a perda da resistência á corrosão na área da solda. As câmaras de soldagem, com atmosfera controlada, tem sido substituídas por dispositivos protetores que podem ser usados ao ar livre. Os tamanhos desses protetores são praticamente padronizados, mas um conhecimento dos requisitos para proteção de solda em titânio são utéis, de maneira a determinar a forma exata desses protetores secundários.

CÂMARA DE SOLDAGEM

A câmara de soldagem é recomendada para conjuntos pequenos, onde a complexidade de formas tornam a proteção de gas extremamente difícil. O fluxo de gas da tocha deverá ser mantido por questões elétricas, e também porque a pureza na saida da tocha é maior do que na câmara. As regras para purgação em câmaras de soldagem são as mesmas acima explicadas para proteção de contra-chanfro.

Sempre que possível, o uso de uma bomba a vácuo deveria proceder o início da purgação. Um fluxo de gas inerte constante, e um pressão positiva na câmara deverá ser mantidos. É conveniente que se tenha apenas uma saída de gas com uma válvula de checagem. Quando se usando câmaras equipadas com luvas de borracha, deve se tomar cuidado no sentido de se tirar as mãos vagarosamente de maneira a evitar a entrada de ar através de pequenos vazamentos da mesma. Também deve ser evitar áreas "mortas" onde não haja purgação de gas por fluxos normais.

CHECAGEM E TESTES PARA VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE SOLDA

Pelo fato do titânio ser extremamente sensível à contaminação e consequente fragilização, testes de qualidade de solda são importantes na obtenção e de soldas satisfatórias. Vários testes devem ser feitos durante o processo de soldagem e devem ser suplementados com testes não destrutivos do tipo líquido penetrante, ultra-som e radiografia.

PUREZA DO GAS

Se dispuser de um medidor de ponto de orvalho, a pureza do gas deveria ser checada através dele, e apresentar normalmente uma temperatura abaixo de - 60. F.

Gas de proteção: O gas inerte para tocha proteção após solda, e de contra-chanfro, deverá ser argônio com um ponto de orvalho máximo de - 50. F. É necessário uma adequada pré e pós-purgação de toda a região de solda. A efetividade da proteção gasosa deverá ser checada a cada, utilizando, apenas o gas da tocha. A operação de soldagem não deve ser iniciada se a poça solidificada apresentar qualquer coloração, até que se tenha encontrada a causa e eliminando-a.

Dúvidas adicionais, consulte a Tibrasil Titânio - A Especialista em Titânio!!

 

 

Home ] Up ]
Send mail to titanio@titanio.com.br with questions or comments about this web site.Copyright © 1998 TiBrasil Titânio Ltda. Last modified: Dezembro 14, 1998